Com a pandemia do novo coronavírus, foi preciso fazer uma longa quarentena, o que pode ocasionar o estresse.
Por Bruno Garrido e Isabelly Dametta
Muitos brasileiros têm passado dificuldades psicológicas durante o período de pandemia. A cada dia que passa é perceptível o quanto é complicado para cada um suportar esses dias incessantes dentro de suas casas. A falta de certeza sobre quando a rotina vai voltar ao normal ainda agrava a situação, porém, existem alguns meios de melhorar o estresse.
As informações que existem na internet podem mexer com o psicológico, por isso alguns cuidados são necessários, controlar o acesso a informações sobre a doença tomando cuidado com as fake news (principalmente por whatsapp), ao invés de procurar de informações excessivamente, praticar atividades físicas ajudam muito nesse momento, reduzindo o nível de estresse e ansiedade, além de ajudar a melhorar a saúde. Outra coisa que pode ser feita é usar as redes sociais como aliadas para distração, lembrando sempre que se alguma conta fizer mal ou causar desconforto deve parar de seguir ou silenciar.
AS CRIANÇAS
Devemos sempre pensar nas crianças também, que acabaram tornando-se grandes afetadas pela pandemia. A psicóloga Elaine Coimbra explica um pouco a relação com as crianças. “Manter o diálogo e a acolhida com as crianças poderá ajudá-las a compreender que há momentos difíceis que envolvem sofrimento, mas que é possível enfrentá-los para que se resolvam”, explica. “Planejar o dia e mantê-lo o mais próximo possível da rotina habitual pode ser um fator protetivo contra o surgimento de sintomas relacionados à ansiedade e ao estresse.”
SAÚDE MENTAL
Pensando também na importância de surgimentos de doenças como Crise do Pânico, Depressão e Ansiedade, a psicóloga explica: “Um evento como esse ocasiona perturbações psicológicas e sociais que afetam a capacidade de enfrentamento de toda a sociedade, em variados níveis de intensidade e propagação”.
A terapia online também foi muito falada nesse período, e a psicóloga explica um pouco sobre se isso poderia continuar. “Acredito que mesmo após a normalização da convivência, devido à praticidade, alguns atendimentos talvez permaneçam de forma Online”. O “Atendimento Social" é uma terapia que já existe de forma online, Eliane explica um pouco seu funcionamento, “Destinado a pessoas em situação de exclusão social ou de vulnerabilidade e risco, podendo ser cobrado um valor proporcional à renda, e em alguns casos pode ser oferecido até gratuitamente. Esse tipo de atendimento não é muito divulgado, mas é certificado pelo Conselho Regional de Psicologia”.
Comments